Rule of Rose
Rule of Rose é um jogo eletrônico de survival horror pra o PlayStation 2. O jogo foi desenvolvido pela Punchline e lançado em 2006.
Se passa em 1930 na Inglaterra, a trama se passa com uma garota de dezenove anos de nome Jennifer, que fica encurralada em um mundo governado por garotinhas que estabeleceram uma classe hierárquica chamada Red Crayon Aristocrats. O jogo tem sido comparado com a série de survival horror, Silent Hill e Haunting Ground , devido ao seu horror psicológico usado durante o percurso do jogo e que a personagem principal é acompanhada por um parceiro canino.
Rule of Rose obteve resenhas mistas de muitas publicações sobre o seu lançamento. O jogo foi também sujeito a um montante moderado de controvérsia devido ao seu uso de violência e sexualidade entre alguns dos seus personagens menores de idade, femininos.
O jogador explora o ambiente do jogo procurando itens de cura, desenrolando a trama ao realizar tarefas e experienciando cinemáticas esporadicamente encontrando inimigos e chefes. Cedo no jogo, os encontros de jogador encontra e resgata o cachorro de estimação de Jennifer, um Labrador Retriever chamado Brown.6 Brown acompanha Jennifer em todas as partes do jogo e responderá às ordens do jogador.7 Brown pode ser ordenado a farejar itens, ser ordenado para "ficar" (stay) e ser chamado ao lado de Jennifer. Brown não pode atacar inimigos, mas rosnará, distraindo alguns imps e chefes, permitindo a Jennifer retirar-se ou disferir alguns socos sem medo de ser atacada.8 Ele pode ser ferido ao ponto do colapso, contudo, causando-o a deixar de distrair inimigos ou farejar pista de algum item.6
A capacidade de Brown localizar itens é uma parte integrante do jogo, usado em cada capítulo de Rule of Rose para progredir ainda mais.9 O mesmo sistema permite que o jogador encontre itens de cura e outros itens que, enquanto não essenciais para concluir o jogo, podem ajudar o jogador.6 Os jogadores selecionam um item do inventário para Brown localizar, que então é conectado à ordem "encontrar" (find) até não ser trocado ou retirado.10 Cada item selecionado desta forma pode ser usado para buscar pelo menos um tipo de item. Seguindo a pista de itens desta forma, Brown levará o jogador pelos ambientes do jogo, arranhando portas no seu caminho para o jogador abri-la.11 A maior parte dos itens restauradores de saúde e trocáveis são ocultas e podem ser descobertas por Brown, embora o jogador possa decidir evitar procurar esses itens para progredir rapidamente. Os itens restauradores são lanches, bala e chocolate. Os tipos diferentes curam montantes variados de saúde.12 Os ossos e outros itens podem ser usados para restaurar a saúde de Brown se ele ficar prejudicado. Outros itens como bolinhas de gude e fitas não têm nenhum uso imediato, mas podem ser trocados com os Aristocrats para obter itens raros, alimentares e armas.11
O combate é quase exclusivamente mano a mano, com várias armas improvisadas disponíveis, como facas de cozinha e canos. Jennifer é uma personagem tímida,9 os seus ataques mano a mano não são nem poderosos nem de longo alcance. Evadir do inimigos muitas vezes é usado em vez da luta. Com a exceção de boa parte dos chefes, todos os inimigos no jogo são imps - criaturas muito magras, parecidas com boneco e o tamanho de crianças. Imps diferentes com a cabeça de animal aparecem em todas as partes do jogo, ao lado dos imps regulares.13
Os jogadores controlam Jennifer, uma jovem que é levada uma mansão abandonada por um menino.14 Depois de experimentar um evento traumático, ela desperta-se em um dirigível praticamente abandonado que é governado por um grupo crianças cruéis conhecidas como os Red Crayon Aristocrats (Aristocratas do Giz de Cera Vermelho). Sob ameaça de morte, Jennifer deve apaziguar os Aristocratas encontrando um presente para eles cada mês.15 Fazendo assim, ela deve juntas as pistas e se lembrar de seu passado que evitará que ela entre em apuros. Cada capítulo do jogo é introduzido com um livro de contos que livremente descreve do que se trata o capítulo e em qual dos personagens ele se concentra.
No desenrolar do jogo, é revelado que os pais de Jennifer morreram em um acidente quando ela ainda era criança. Ela foi levada ao orfanato, e fez amizade com uma garotinha chamada Wendy. As duas se tornaram muito próximas, e as meninas do orfanato as chamaram de Príncipe e Princesa de um jogo que elas brincavam. Jennifer encontrou um cachorro (ou em algumas teorias, um cachorro de pano) e ocultou-o no abrigo. Ela se tornou muito próxima do cachorro, e manteve distante dos outros órfãos para protegê-lo. Contudo, Wendy descobriu, e em um ataque de fúria, mata o cachorro. Brown é de fato uma encarnação do antigo cachorro de Jennifer, que Wendy matou. O orfanato no jogo também é revelada ser outra encarnação do passado de Jennifer. Depois que Wendy matou o cachorro, as duas brigaram e Wendy fugiu do orfanato durante um mês. Quando ela volta, ela trás consigo um homem amarrado em uma coleira, atraindo a atenção das crianças para fora, menos de Jennifer. O tal homem massacra as crianças e só os gritos são ouvidos até que de repente para, Jennifer então com medo e receosa vai ver o que aconteceu e encontra todos seus amigos incluindo Wendy e o tal homem mortos.
Personagens
Apelidada de "Unlucky Girl" (Garota sem sorte), Jennifer é uma garota de dezenove anos que se encontra forçada a participar do jogo dos Aristocratas. Um cachorro que ela resgatou no dirigível de nome Brown; ajuda Jennifer a localizar itens e distrai os monstros que ela encontra.
Liderado pela "Princess of the Rose" (Princesa da Rosa), os Red Crayon Aristocrats servem como antagonistas do jogo. Diana, chamada de "The Strong-Willed Princess" (A Princesa Enérgica), é a princesa do rank mais alto das crianças e é cruel até com os outros membros da Aristocracia. Segunda no rank é Eleanor, apelidada de "The Cold Princess" (A princesa Fria), que é mostrada como distante e sem emoção e carrega constantemente consigo uma gaiola vazia. Meg, apelidada "The Wise-Looking Princess" ( A princesa de Aparência Sábia), é retratada como inteligente, mas inflexível; ela inventa os dispositivos usados para punir membros da hierarquia como a "Torture Chair" (cadeira de Tortura) e o "Onion Bag" (Saco de Cebola), e mantém o terceiro lugar mais alto embaixo da Princess of the Rose. A mais baixa do ranking das crianças antes de Jennifer chegar é a "The Small-Hearted Princess" (A Princesa do Coração Pequeno), Amanda, que, enquanto inicialmente é grata a Jennifer por diminuir o tratamento ruim que ela recebe, começa a alimentar um ódio por Jennifer. A única Aristocrata que mostra gentileza por Jennifer é Wendy, "The Lonely Princess" (A Princesa Solitária). As outras crianças do orfanato incluem, "The Tearful Princess" (A Princesa Chorosa); Susan, "The Impetuous Princess" (A princesa Impetuosa); Nicholas, "The Sloppy Prince" (O Príncipe Sentimental); Xavier, "The Gluttonous Prince" (O Príncipe Glutão) que é frequentemente visto com Nicholas; e Thomas, "The Mischievous Prince" (O Príncipe Danoso) que é obcecado por trens.
O Rose Garden Orphanage é dirigido por sr. Hoffman, o Diretor, que muitas vezes é visto com Clara, "The Frightened Princess" (A Princesa Assustada), uma menina calma de dezesseis anos. Martha Carol serve de governanta e cozinheira no orfanato,lhe dando o apelido de "The Queen of Cleaning" (A Rainha da Limpeza). Outro adulto no jogo é Gregory M. Wilson, um agricultor e pai adotivo de Jennifer, que é revelado para ser o Stray Dog (Cão Desgarrado).