Resident Evil I ao VI
Resident Evil - 1996 - 2002 (REmake)
Protagonistas - Chris Redfield e Jill Valentine
Plataformas - PS1, PC, Saturn, Playstation Network (Original), Wii e Gamecube
Overview: Resident Evil foi lançado em 1996, e abalou as estruturas dos games até então. Existiam poucos games para pessoas mais velhas (Duke Nukem, Doom, Etc.), a maioria para PC, e menos ainda que apelavam para o terror, e dessa formula nasceu Resident Evil.
O jogo é mitico. Tanto com Chris quanto com Jill, andar pelos imensos e labirínticos corredores da Mansão Spencer é uma experiencia que todo gamer deve ter, quem tem não esquece. Inimigos bem feitos e trabalhados, história magnifica, ótimos protagonistas e um cenário impecável foram determinantes para que a série ganhasse o mundo.
O REmake não fica atrás, ele conseguiu deixar a experiência ainda melhor, com gráficos estonteantes e mais enigmas e inimigos.
Recomendo jogar os dois, pois ambos são games indispensáveis aos RE-Maniacs.
Resident Evil 2 - 1998
Protagonistas - Claire Redfield e Leon Scott Kennedy
Plataformas - PS1, PC, Nintendo 64, Dreamcast, Gamecube, Playstation Network.
Overview: Dois anos depois, e após cancelamentos e refazer todo o game do zero, nascia RE2. Ele era bastante parecido com o primeiro game, um casal de protagonistas, histórias paralelas, inimigos similares, mas em um ambiente completamente diferente. O que antes era apenas uma Mansão, agora se estendia por toda Raccoon City.
Tudo o que RE1 fazia, RE2 fazia melhor. Os personagens eram mais bem modelados, a dublagem era melhor (A dublagem inglêsa de RE1 decepciona, inclusive com gozações até hoje), os inimigos mais variados, e talz. O cenário da delegacia era quase perfeito, e a história tambem não deixava a desejar se comparada ao RE original.
Resident Evil 3: Nemesis - 1999
Protagonista - Jill Valentine
Plataformas - PS1, PC, Dreamcast, Gamecube, Playstation Network.
Overview - RE3:N é, possivelmente, o mais famoso dentre os RE's clássicos, e isso se deve a uma figura em especial: Nemesis.
Nemesis era daqueles monstros que não largavam de seu pé nem na base do tiro, literalmente. Ele te perseguia incansávelmente por toda Raccoon, e quando você pensava que estava livre, lá vinha ele, armado com seu basucão e gritando "STARS!, o que deve ter arrancado o sono de muita gente.
Resident Evil Code: Veronica - 2000
Protagonistas - Claire Redfield e Chris Redfield
Plataformas - Dreamcast, Playstation 2 e Gamecube
Overview - O primeiro RE exclusivo da segunda geração foi Code Veronica, e já era possível perceber as diferenças de potência dos consoles. Os gráficos do game enchiam os olhos dos jogadores, Claire agora tinha expressões faciais, a ação das armas eram tão bem detalhadas que podiam ser vistas enquanto atiravam, os inimigos eram bonitos, e os cenários, pela primeira vez na série, totalmente renderizados em 3d, possibilitando até um modo em primeira pessoa.
Historicamente falando, RECV é um dos mais importantes por causa de três razões em especial: 1 - O reencontro dos irmãos Redfield, uma das cenas mais fodas da história de RE. 2 - Ver como Chris estava focado em destruir a Umbrella, inclusive eliminando Alexia Ashford, que era uma das figuras mais importantes, e, por fim, 3 - A consolidação de Albert Wesker como vilão supremo da saga.
Resident Evil 0 - 2002
Protagonistas - Rebecca Chambers e Billy Coen
Plataformas - Gamecube, Wii
Overview - O segundo RE do contrato de exclusividade da Nintendo com a Capcom foi Resident Evil 0, que era um dos jogos mais fodônicos que o Cube já havia rodado. O cenário era tão bem renderizado, que era possivel ver os lustres e os pratos no trem chacoalhando com ele andando, o negócio é de outro mundo mesmo.
Alem disso, a grande diferença de RE0 para seus irmãos foi mesmo os protagonistas. Rebecca e Billy ficavam juntos quase todo o tempo, e os jogadores podiam trocar de personagem na hora que desejavam, isso deu a oportunidade de puzzles mais complicados, que exigiam a cordenação dos dois personagens quase que perfeitamente. Alem disso, cada um deles tinha suas habilidades, Rebecca era mais leve, conseguia entrar em lugares que Billy não conseguia, e sabia combinar ervas, enquanto Billy era os músculos, empurrava caixas e era mais resistente.
Resident Evil 4- 2005
Protagonista - Leon
plataformas - Ps2,Gamecube,PC.
Overview - Há 11 anos, o primeiro Resident Evil foi lançado no Playstation. Inspirado em jogos como Sweet Home e Alone in the Dark, o game deu forma ao gênero "horror survival", criado por estes que o precederam. Contando com elementos de ação, inimigos de arrepiar, como zumbis e cachorros mutantes, junto à exploração do cenário e a resolução de puzzles, o jogo conquistou seu público através do terror psicológico que impunha aos seus jogadores.
Resident Evil 5 - 2009
Protagonistas - Chris Redfield e Sheva Alomar
Plataformas - Playstation 3, Xbox 360, PC
Overview - Depois de muita perrengada, acusações de racismo, e de refazer o jogo umas três vezes, a Capcom lançou Resident Evil 5, o primeiro RE, e até agora o único, lançado exclusivamente para os dois consoles poderosos da geração, Xbox 360 e PS3.
RE5 é praticamente um RE4 com muitas melhorias, o game agora era Multiplayer, on ou offline. Chris e Sheva sempre andavam juntos, e o número de inimigos era assustadoramente alto, o que exigia que os jogadores soubessem trabalhar em equipe para sobreviverem. Por mais que RE5 tenha decepcionado os fãs mais Hardcores da série, pela sua falta completa de terror, e de ser mais focado na ação, ele ainda é amado pelos fãs por um motivo em especial: Wesker. Enfrentar Wesker cara a cara foi uma coisa muito boa, e ele era difícil...
BONUS: Curiosidades
Resident Evil 4 : As falas dos ganados
Certamente os jogadores de Resident Evil 4 ficam curiosos para saber o que os ganados falam no decorrer do game, certo que algumas falas são óbvias mas algumas realmente não dão para entender. Vou postar aqui algumas frases do vocabulário deles e suas respectivas traduções para o português com motivo de curiosidade gamer.
Quando você chega na primeira casa do jogo aquele ganado fala:
--"Qué carajo haces aquí? Lárgate, cabrón!"
Tradução: Que diabos faz aqui? Saia daqui maldito!"
Quando você chega naquela segunda ponte que leva a vila os 3 ganados falam:
-"Un forastero! Voymos advierte los demas! Lo quiero cacir!"
Tradução:Um forasteiro! Vamos avisar aos demais! Eu quero-o retalhado!
Quando você chega na vila e entra em uma das casas:
-"Ahi! No dejes que escape! Agárrelo! Vaya por detras! Bloquéelo! Ãl ha caído en la trampa! No ha vuerta! Cojalo! Te voy a matar!"
Tradução: Alí! Não deixem-0 escapar! Agarrem-o! Vai por trás! Tranquem-o! Ele já caiu na armadilha! Não há mais volta! Peguem ele! Eu vou te matar!"
Quando toca aquele sino na vila:
-"Ohhh... la campana! Debemos empiezes a rogar! Debemos que irmos! ...Lord Saddler"
Tradução: Ohhh... o sino! Precisamos começar a rezar! Devemos ir logo! ...Lord Saddler
Mas além dessas existem algumas que eles dizem no decorrer dos capítulos como:
1."Te voy a matar"
1."Eu vou te matar"
2."No lo dejes que escape"
2."Não deixem-o escapar"
3."Mira!... esta herido"
3."Olha!... está ferido"
4."Ahi esta!"
4."Ali está!"
5."Morir es vivir"
5."Morrer é viver"
6."Gojedlo!"
6."Esmague!"
7."Agárrelo!"
7."Agarrem-o"
8."Detras de ti, imbecil!"
8."Atrás de você, imbecil!"
9."Te coji!"
9."Te achei!"
10."Muere, muere...."
10."Morra, morra...."
11."Sera mejor que empiezes a rezar"
11."Será melhor que comece a rezar"
12."Allí es! No puedes dejarlo a fujir!"
12."Lá está ele! Não posso deixa-lo fujir!"
13."Matenlo! (Matálo)"
13."Matem-o!"
14."Cerebro, Cerebro, Cerebro"
14. Cérebro, Cérebro, Cérebro
15."Muere!"
15."Morra!"
16."Te voy a romper en pedazos"
16." Vou te quebrar em pedaços"
17."Es hora de aplastar(lo)"
17."é hora de esmaga-lo"
18."Puedes correr pero no resistir"
18."Pode correr mas não vai resistir"
19."Te voy hacer picadillo"
19."Vou te fazer em pedaços"
20."Esta en la trampa!"
20."Ta na armadilha"
21."Dale!"
21."Vale pequeno""
22."Donde estas?"
22."Aonde está você?"
Resident Evil 4 Armas:
Pistolas
Silver Ghost - Handgun
Dados Máximos
FP - 2.0
FS - 0.33
RS - 0.87
Cp - 25
Exclusive
Chances de Critical Headshot aumentadas em 5x
Overview
A Handgun é uma das armas mais injustiçadas do game, pq é a primeira que vc abre, o que dá a entender que ela seja ruim. A arma é, n verdade, muito boa. Seu exclusive é o melhor dentre as pistolas, dando um alto damage que mata os Ganados com um tiro só, sem expor a Plaga. O problema é resisitir até conseguir fazer o Exclusive, pq a arma é realmente fraca, o que exige uma habilidade do jogador.
Punisher
Dados Máximos
FP - 1.9
FS - 0.33
RS - 0.83
Cp - 28
Exclusive
Ela consegue atravessar 5 inimigos ao mesmo tempo
Overview
A Punisher é uma opção barata, já que, assim como a Handgun, ela é adquirida a custo-zero com o Merchant ao destruir os 15 medalhões. A coisa boa dela é sua capacidade de penetração digna de um Sniper, o que a faz perfeita para lutar contra inimigos de escudo, grupos, e, se vc for macho, o Krauser. O problema é o baixo poder de fogo, o que obriga o jogador a se arriscar com Kicks e usar muita munição.
Dados Máximos
FP - 3.5 - 6.5 em Exclusive
FS - 0.40
RS - 1.67
Cp - 22
Exclusive
6.5 de poder de fogo.
RED9
Overview
A Red9 é cavala, e só. Sua potência no exclusive é algo a ser reconhecido, pq ela fica mais forte do que a Shotgun comum sem upgrades, e metade da potencia da Broken Butterfly sem ups. O problema é o resto. Ela é robusta, lenta, carrega pouca munição e demora pra carregar. Mas sua potência a faz boa para os collmillos e os novistadors, o que deixa munição de 12 pras situações mais pesadas.
Blacktail
Dados Máximos
FP - 3.0 - 3.4 (Gamecube-PAL) - 4.5 (Demais versões)
FS - 0.27
RS - 0.83
Cp - 35
Exclusive
FP máximo vai pra 4.5
Overview
A Blacktail é rápida, muito rápida. e Relativamente forte. Ela é uma opção mais nivelada pra todas as pistolas, rápida como a Handgun e a Punisher, e potente como a Red9, porem, não é a melhor em nada, apenas na capacidade de munição, alem de ter os Upgrades muito caros.
Matilda
Dados Máximos
FP - 2.5 (Cada bala)
FS - 0.47 (Entre bursts)
RS - 0.83
Cp - 100
Exclusive
Um pente de 100 balas.
Overview
A Matilda é uma arma secreta, então, não pode ser comprada de primeira viagem. Ela é f***, mas gasta muita munição fácilmente. Só a compre se vc quiser brincar mesmo, pq, pra jogar sério, a TMP é uma opção mais viável.
ESCOPETAS
Shotgun
Dados Máximos
FP - 8.0
FS - 1.53
RS - 1.50
Cp - 18
Exclusive
Aumenta sua area de damage.
Overview
A Shotgun é uma boa arma, só. Seu upgrade, que aumenta a area de damage, é bom, pq você não precisa se preocupar em ficar muito perto dos inimigos, mas poderia ser melhor.
Riot Gun
Dados Máximos
FP - 8.0 - 10.0
FS - 1.53
RS - 1.67
Cp - 17
Exclusive
Aumento de firepower pra 10.0
Overview
A Riot, assim como a Red9, é uma opção mais potente pra Shotgun, mas, nos outros atributos, a Shotgun é melhor em uma pequena margem. Cabe ao jogador decidir qual arma faz mais seu estilo de jogo.
Striker
Dados Máximos
FP - 12.0
FS - 1.10
RS - 1.67
Cp - 100
Exclusive
100 balas de cada vez no tambor.
Overview
A Striker é, simplesmente, a melhor em 3 dos 4 atributos. Ela é mais potente, mais rápida por causa de sua ação semi-automática, e tem a capacidade de 100 balas no tambor, o que é algo a ser considerado. A unica coisa dela que não é a melhor é a velocidade de recarga, que cabe a Shotgun. O problema da Striker mesmo é o Leon, que a mira muito baixo, o que faz o jogador a ter de levantar a mira para acertar os inimigos na cabeça.
Metralhadoras
TMP
Dados Máximos
FP - 1,2 - 1.8
FS - 0.10
RS - 1.17
Cp - 250
Exclusive
Firepower vai de 1.2 pra 1.8
Overview
A questão da TMP é: Vale a pena ou não? Ela é a unica opção de smg do game, alem da Chicago, que é especial. O uso dela é bom porque ela tem uma capacidade de Damage alta, consegue fazer belos estragos e tem sua munição encontrada facilmente. Eu recomendo usá-la com o Stock, para não desperdiças munição com o recúo.
Chicago Typewriter
Dados Máximos
FP - 10.0
FS - 0.10
RS - 2.83
Cp - ---
Exclusive
Não tem
Overview
Acho que nem precisa disso. Ela é infinita e tem a mesma potência da Riot-Gun, em cada bala.
Magnums
Broken Butterfly
Dados Máximos
FP - 28.0 - 50.0
FS - 0.70
RS - 2.33
Cp - 12
Exclusive
Firepower vai de 28.0 pra 50.0
Overview
Simplesmente BB. Ela é forte, muito forte. As unicas coisas em RE4 mais fortes do que ela são as Rockets e a Handcannon, e o melhor, ela é de graça. Ela é mais lenta que a Killer 7, é verdade, e seus upgrades são insanamente caros, mas é algo que vale a pena.
Killer 7
Dados Máximos
FP - 35.0
FS - 0.70
RS - 0.93
Cp - 14
Exclusive
Não tem
Overview
A Killer 7 não tem nenhum atrativo contra a Broken Butterfly. Ela é cara, a arma mais cara do game, excluindo as secretas, custando míseros 77.700 pesetas, porem, seus upgrades saem mais barato do que os da BB. Seu pior defeito é não ter um exclusive, o que a deixa um pouco sem sal.
Handcannon
Dados Máximos
FP - 99.9
FS - 1.17
RS - 1.83
Cp - ---
Exclusive
Potência e munição infinita.
Overview
A HC é uma arma bonús, que leva munição de calibre .500, ao invés da .45 comum das outras magnums. Mas isso não importa, pq ela pode ser infinita. Simplesmente Handcannon.
Snipers
Rifle
Dados Máximos
FP - 12.0 - 30.0
FS - 2.73
RS - 2.33
Cp - 18
Exclusive
FP aumenta de 12.0 para 30.0
Overview
O Rifle comum é compra quase obrigátoria no começo do game, e tem seus charmes. Ele é pequeno, dando uns espaços extras na maleta, e bastante potente, ficando com 30.0 no Exclusive, porem, sua ação manual é ruim contra os Regenerators, o que faz jogadores principiantes a terem serios problemas com eles.
Rifle (Semi-Auto)
Dados Máximos
FP - 15.0
FS - 1.43 - 0.80 - 0.40 (Gamecube)
RS - 1.33
Cp - 24
Exclusive
Velocidade de disparo sobe pra 0.80 segundos (0.40 na versão de Gamecube)
Overview
Se vc tiver uma mira boa, pra sempre executar Headshots, e não for fã de armas potentes, esse rifle é pra você. Ele possuí metade da potencia do Rifle comum, mas pode atirar três vezes mais rápido, o que o faz muito mais útil.
Armas Explosivas
Mine Thrower
Dados Máximos
FP - 6.0 (Damage do damage de fragmentação da explosão, a explosão em si é similar a de uma Granada)
FS - 1.33
RS - 2.57
Cp - 10
Exclusive
Seus dardos ficam guiados por calor.
Overview
A MT é uma boa arma, se vc curte explodir coisas. Tambem é uma ótima opção para grupos de inimigos, mas não para inimigos solos, como os J.J. ou os Dr. Salavdores. Pode ser uma opção pra granadas de mão, mas c tem de saber usá-la, senão, pode acabar se machucando quando atirar.
Com o histórico encontro dos heróis Leon S. Kennedy e Chris Redfield em um único jogo, Resident Evil 6 leva a história da série a um caso de bioterrorismo global. O agente do governo dos EUA e o Capitão da B.S.A.A vivem histórias separadas, que acabam se cruzando em alguns pontos da trama. O jogo ainda traz um terceiro protagonista, Jake Muller, filho do grande vilão Albert Wesker.
A história se passa em 2013 e é contada através de três campanhas contendo cada um dos três protagonistas, acompanhados por um parceiro: Leon é acompanhado pela agente de segurança Helena Harper, Chris atua ao lado de Piers Nivans, também da B.S.A.A e Jake Muller é protegido por Sherry Birkin, de Resident Evil 2.
A história começa quando o atual presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, decide revelar a verdade sobre atentados bioterroristas que passaram a assustar o mundo – incluindo o incidente de Raccoon City – durante um discurso na Universidade Ivy, na cidade de Tall Oaks. Alguém parece não querer que a verdade venha a tona e a universidade é atingida por um atentado bioterrorista. Adam Benford se transforma em um zumbi, e Leon, presente no local para proteger o político e amigo de longa data, precisa matá-lo. Com a ajuda de Helena Harper, o agente deve descobrir a origem do atentado enquanto é considerado culpado pela morte de Adam Benford.
Enquanto isso, Chris Redfield, membro da B.S.A.A atua em um incidente bioterrorista com o novo C-vírus, na cidade fictícia de Lanshiang, na China. Seis meses antes, Chris enfrentou a mesma ameaça ao lado de Piers Nivans na Europa Oriental e acabou perdendo toda sua equipe durante um ataque. O soldado acaba perdendo a memória durante o incidente e passa a vagar por bares até ser encontrado por Nivans.
A terceira campanha envolve Jake Muller, filho de Albert Wesker. Por ter um sangue especial, imune a vários dos vírus usados em ataques bioterroristas, Jake está sendo perseguido. Ele é colocado sob a proteção de Sherry Birkin, atualmente uma agente especial do governo dos Estados Unidos. A dupla possui habilidades especiais sobre-humanas.
Além das três campanhas em modo cooperativo, Resident Evil 6 traz como novidade o sistema de crossover, que permite que as histórias dos três protagonistas se cruzem em determinados pontos da trama. Nesses casos, quando cada dupla se encontra, o multiplayer passa a suportar até quatro jogadores. A jogabilidade foi completamente remodelada, com um sistema de câmera em 360 graus, além da possibilidade de andar e atirar, uma pedida antiga dos jogadores.
Além das três campanhas que se cruzam, RE6 traz três estilos em um único jogo. Os cenários de Leon tendem a ser mais sombrios, remetendo ao clássico Survival Horror. Os cenários de Chris são mais orientados para a ação, com conflitos frenéticos, tiros os J’avos – inimigos imprevisíveis que podem usar armas de fogo. Já cenário de Jake é o mais equilibrado, voltado ligeiramente para a ação e baseado principalmente no conflito corpo-a-corpo.